A literatura voltada para
a criança e adolescentes deve ter uma linguagem adequada para atender a este
público, fazendo com que estimule o prazer em ler, proporcionando ainda o enriquecimento
de seus conhecimentos e a capacidade de fazerem as suas própria leituras de
mundo, servindo também como puro deleite, entretenimento e prazer,
promovendo ainda a imaginação e a abstração.
Assim sendo não deve ser
algo simplista, que não tenha significado nenhum para o/a leitor/a subestimando
sua capacidade intelectual, deve se afastar ainda do tom moralizador, pois
desta forma poderá causar desprezo e repulsa da criança ou adolescente pela
leitura da obra, enquanto o real objetivo da leitura deve ser de agradar ao
mais variados gostos e capacidades intelectuais das crianças e adolescentes.
Assim sendo a/a educador/a
pode e deve abordar e problematizar através de leituras, com conteúdos e assuntos
adequados as questões de gênero, diversidade sexual, direitos
sexuais e reprodutivos e violências sexuais contra crianças e adolescentes,
para isso seguem algumas sugestões de leituras que podem ser utilizadas em sala na abordagem e trabalho com essas temáticas.
Referência
OLIVEIRA, Ana Arlina
de; SPINDOLA, Arilma de Almeida. Linguagem
na Educação Infantil III. Literatura Infantil. Cuiabá: Edufmt, 2008.
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